domingo, 31 de julho de 2011

Lanchonete da Cidade

Fazia um bom tempo que eu tinha vontade de entrar na Lanchonete da Cidade do Shopping Higienópolis, mas eu sempre imaginei que de preço de lanchonete não teria nada, então acabava deixando pra depois. Os sanduíches custam uma média de R$18,00 a R$ 25,00 (existem alguns mais caros, como um que leva salmão defumado), mas são bem fartos, diferentes e bem saborosos. Gostei muito da variedade de sucos e milk shakes do cardápio! Pra que está sem tomar refrigerante como eu, isso é um detalhe importante.

O lugar é a coisa mais fofa! Fiquei com pena por estar sem minha máquina, mas consegui achar algumas fotos no FaceBook deles para mostrar. A decoração é toda inspirada naquelas lanchonetes dos anos 60 que a gente costuma ver nos filmes, sabe? Fora a fachada de cobogós super fashion (amarelos), elementos clássicos da arquitetura moderna brasileira dos anos 50/60,  que é um charme à parte.





 Eu sou muito observadora e adoro quando os lugares tem charme, sabe? Tudo na lanchonete é muito bonitinho. Os pratos, os copos, a forma de servir, os guardanapos...



Bom, como não tava com muita fome, pedi um sanduba natural chamado Milão que leva ricota com gorgonzola, passas, nozes, tomate, alface, rúcula e um pouco de mostarda Dijon. Tava uma delícia! Super recomendo. Para beber, escolhi uma mistura de mate, limão, abacaxi, hortelã e um fio de mel. Muito gostoso também!

* Lanchonete da Cidade
Onde fica? Shopping Pátio Higienópolis - Piso Veiga Filho

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Crepe

Hoje é sexta-feira... Segundo minha cunhada, depois de meio-dia já é fim de semana. E fim de semana pode sair da dieta! ÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!

Resolvi testar essa receitinha de crepe que achei aqui.

A receita é super fácil e se eu consegui, acredite, você conseguirá!

[Massa do Crepe]
- 1 xíc. de farinha de trigo
- 1 xíc. + 1/4 de xíc. de leite
- 1 ovo
- 10 gotinhas de baunilha (*)
- 1 pitadinha de sal

(*) Aqui não tinha baunilha, então não coloquei. Pode ser que fique melhor com, mas sinceramente não senti falta.

[Modo de preparo]
1) Coloque tudo no liquidificador, dê uma mexidinha prévia para ajudar e depois é só ligar e deixar misturando por alguns segundos.


2) Pré-aqueça uma frigideira (de preferência anti-aderente). Coloque o fogo baixo, ok?


3) Coloque um fiozinho de óleo, azeite ou um pouquinho de margarina. Bem pouquinho mesmo!

4) Despeje a massa da seguinte forma: coloque um pouco no centro (mais ou menos o equivalente a uma colher de sopa) e espalhe a massa girando a frigideira e deixando a massa escorrer pelos cantos. Deixe alguns poucos segundos e repita o procedimento até que a frigideira fique com uma fina camada de massa.

* Não coloque muita massa porque o crepe fica grosseiro. Quanto menos massa, mas saboroso vai ficar o crepe.


5) Faça um teste com uma escumadeira e se sentir que já dá pra virar, vá virando até sentir que o crepe está no ponto que você gosta. Eu gosto da massa mais crocante, então deixo ela no fogo (sempre virando) até ficar com uma consistência mais rígida.


Prontinho!

Agora vamos ao recheio, que pode ser salgado ou doce. Nesse caso, recheei com brigadeiro mole feito no microondas e salpiquei umas amêndoas fatiadas que eu tinha aqui.


[Recheio: Brigadeiro de Microondas]
- 1 lata de leite condensado
- 3 colheres de Nescau
- 1 colher de sopa de margarina

[Modo de preparo]
Coloque tudo em um refratário de vidro que tenha pelo menos uns 10cm de profundidade, porque durante o processo, a mistura tende a ficar borbulhando e se você colocar em um mais raso pode derramar. Depois misture bem e leve ao forno microondas por mais ou menos 6 minutos. A maioria dos microondas já existe um botão próprio para preparar brigadeiro. Se o seu tiver, basta apertá-lo e mexer sempre que o microondas apitar. Caso o seu não tenha, procure mexer de 2 em 2 minutos para que a mistura não ultrapasse a borda do refratário.


Obs.: É claro que o brigadeiro de panela é melhor, mas sinceramente, esse super dá pro gasto.

Depois de preparar o recheio basta colocar por cima da massa já pronta (de preferência ainda no fogo), dobrar e servir! Simples assim.




* Eu coloquei umas raspinhas de amêndoas que tinha aqui e ficou uma delícia!

Let's start.

Desde que eu larguei a barra da saia da minha mãe e me mudei pra São Paulo em busca de um sonho antigo, eu tinha vontade de compartilhar com o mundo as dores e as delícias de aprender a sobreviver sozinha. Saí de casa sem saber fritar um ovo (mentira, fritar ovo eu já sabia, tá?), acostumada em sempre ter alguém limpando e arrumando minha bagunça, a ter minha mãe fazendo o que eu sempre odiei: supermercado, a ter um carro e fazer tudo (absolutamente tudo) com ele, etc. Cheguei em São Paulo sem (quase) ninguém, sem mãe e sem carro. E agora? Agora se vira, mané! Não preciso dizer que os perrengues foram (e são!) muitos, mas sempre contornados e levados com muito bom humor.

A idéia é ajudar quem se encontra na mesma situação que eu, além de compartilhar experiências e lugares bacanas que eu descubro todos os dias na grayscale city.

Pra quem não mora sozinho, mas pretende um dia, vale a pena ir anotando as dicas e evitando passar pelos mesmos perrengues que eu... :)

Let's start!